Festival de Cinema da Cruz Vermelha mostra um mundo cheio de esperança

Depois de alguns dias fora e sem postar aqui, chego para compartilhar minha experiência ao participar do XVII International Festival of Red Cross and Health Films, realizado em Varna, Bulgária, entre os dias 12 e 15 de outubro. Sem dúvida, rica e inesquecível vivência.

Com MINHA POESIA, meu primeiro curta metragem, ainda inédito no Brasil, ganhei o prêmio de melhor diretora de documentários do Festival. Ele foi selecionado, juntamente com outros 129 curtas, médias e longas, por uma curadoria que avaliou um total de 1.890 filmes, oriundos de 107 países.

O International Festival of Red Cross and Health da Bulgaria é o único de toda a Cruz Vermelha, organização presente em vários países que tem como princípio trabalhar por um mundo melhor. Mas o espírito humanitário extrapola a tela. Ou, ao contrário, penetra nela.

Eu e Marcelo, meu marido, chegamos ao aeroporto de Varna, Bulgária, às duas e meia da manhã, depois de uma parada de um dia em Londres para descansar de um voo direto do Brasil. Estava lá uma equipe da Red Cross Film Festival nos esperando para nos levar ao complexo de Kamchia, um resort à beira do Mar Negro, preparado para, não apenas exibir grande parte dos filmes selecionados no festival, mas também hospedar cineastas, críticos, jornalistas, artistas, produtores, intelectuais e pessoas da Red Cross que vieram de várias partes do mundo.

Com legendas em inglês e búlgaro, MINHA POESIA foi exibido duas vezes. Primeiro no principal local do evento, com auditório lotado, em uma sessão calorosa. No final, muitas pessoas emocionadas vieram conversar comigo e compartilhar seus sentimentos. Foi incrível.

No mesmo dia, à tarde, na Faculdade de Medicina de Varna, com a sala cheia de estudantes, MINHA POESIA foi exibido seguido de um bate-papo muito produtivo pela troca de experiências. Aliás, não somente a interação com os alunos, mas, durante todo o Festival, inúmeros aprendizados.

Além das personalidades locais e toda equipe da Red Cross, tive contato com colegas cineastas de Cyprus (Bejay Browne), Suécia (Begônia Randhav) e Irã (Kayvan Sarvari), Romênia (Iulian-Andrei Bobirnea), Turquia (Armagan Pekkaya) e da própria Bulgaria (Iva Martinova e Milena Kaneva). E, como todos ficam reunidos em caráter intensivo, em um local único (diga-se, de passagem, maravilhoso, com natureza exuberante e à beira mar), realizando as atividades conjuntamente, inclusive as refeições, o resultado é uma vivência rica, fazendo com que todos, não apenas se conheçam, mas se tornem amigos. Foram quatro dias de uma agenda intensa.

Eu já imaginava encontrar um ambiente acolhedor, mas a minha expectativa foi realmente superada.

Na volta para o aeroporto, o motorista da Red Cross fez questão de mudar o caminho e nos mostrar o mirante, com a linda vista panorâmica de Varna. Não, ele não precisava fazer isso, nem pedimos, mas o fez porque eles se preocupam em fazer o melhor.

E, chegando lá, o seu telefone toca. Ele não nos disse, mas percebemos que era alguém da organização querendo saber se estávamos bem, se havíamos chegado no horário correto para pegar o voo. E ele nem comentou com o seu superior que havia dado uma voltinha a mais com a gente. Nem precisava.

O mundo é grande. Apesar de Trumps, Temer e toda sua corja, existem iniciativas humanitárias, como a Cruz Vermelha que salva vidas e, através de seu Festival de cinema, nos mostra um mundo mais humano e cheio de esperança.

Sim, existe amor no mundo.

The love is here!

IMG_8866

Anúncios

Autor: Leide Jacob

Sou produtora cultural, apaixonada por cinema, literatura, artes plásticas, cênicas e música. Mas gosto do silêncio, para me ouvir. E do barulho, vez em quando, para gritar.

Uma consideração sobre “Festival de Cinema da Cruz Vermelha mostra um mundo cheio de esperança”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s