My erotic body

USA, 56 min, 2016, dir. Michele Beck

Anúncios

Mais do que estar presente e fazer o melhor para um mundo realmente melhor, a ousadia também faz parte do curriculum das mulheres poderosas.

É isso que “My erotic body”, documentário de Michele Beck, um dos filmes selecionados para exibição no NYC Indie Film Festival, realizado em Nova York entre os dias 01 e 07 de maio deste ano, nos apresentou.

Michele é artista performática, mora em Nova York e há mais de 10 anos desenvolve um trabalho plástico, combinando áudio, video e objetos em instalações, usando principalmente a linguagem corporal para se expressar. “My erotic body” é o seu primeiro longa metragem.

Nos 56 minutos, Michele conta a sua experiência com aulas de pole dance (dança do poste ou dança do cano, também conhecida como barra americana), que consiste em uma ginástica composta por uma dança sensual utilizando um poste ou barra vertical sobre a qual a dançarina desenvolve a sua performance.

Mulheres comuns, que expõe sem medo a sua sensualidade nas cenas de dança. Compram e se utilizam de acessórios eróticos em um convívio bem humorado, onde cada uma cria a sua própria performance, com total liberdade de expressão sob o olhar de suas colegas, em revezamento continuo e mútuo.

Michele faz um perfil de cada participante, com depoimentos e performances, mostrando o desenvolvimento das aulas. Em alguns casos, mostra suas casas, famílias, filhos e maridos. 

Entrevista a professora, que expõe os benefícios da dança, além de outras praticantes, como Sheila Kelley, que em seu depoimento convida o público a utilizar um outro ponto de vista, dizendo “tire esse óculos masculino e olhe o mundo de forma igualitária”.

Complementa entrevistando psicanalistas e cientistas sociais, contextualizando o engajamento feminino na pole dance.

Michele, em sua apresentação na pole, traz elementos da arte performática, como figurinos e adereços específicos para ressignificar sua dança. Neste momento, o documentário atinge outras potências, em uma abrangência experimental.

Interessante destacar que este seria o modelo de filme que tenderia para apreciação masculina, nos moldes da sociedade machista.

Mas não. É exatamente ao contrário, ele empodera as mulheres por vários motivos.

As personagens – todas alegres, fortes, seguras e, por isso, lindas – apesar de simpáticas, não atendem ao padrão tradicional de beleza. São mulheres comuns, advogadas, mães, empresárias e donas de casa.

Mas não é só isso, elas não estão preocupadas em conquistar outros ou outras. Querem se conquistarem. Cada uma consigo mesma, o seu amor próprio, buscando as suas satisfações pessoais. Tudo para elas mesmas. E esta atitude as engrandecem, deixando-as mais fortes e, portanto, mais seguras e poderosas. A liberdade fortalece a auto estima.

Compartilhar estes momentos entre elas já é uma atitude corajosa. Esbanjam felicidade pelo simples fato de se permitirem aprender, viver e curtir o seu corpo.

E fazer um filme, incluo aqui não apenas Michele, mas todas as participantes, expondo estes momentos, é muito mais do que coragem, é contribuir para a efetiva emancipação feminina.

Felizmente os festivais de cinema existem e “pinçam” estas pérolas. Mas infelizmente muitos filmes, talvez a grande maioria, não chegam ao grande público por ausência de distribuição.

Aqui no Brasil, nos resta aguardar a sorte dele ser selecionado por algum festival ou esperar até que esteja disponível pela internet, lembrando que esta opção nunca nos oferecerá a qualidade da exibição na telona do cinema.

Por enquanto, a certeza de que a ousadia e a coragem são qualidades das super poderosas.

Deixo aqui o website onde é possível assistir ao trailer do filme e o da Michele, para quem queira conhecer melhor o seu trabalho.

http://myeroticbody.com

http://michelebeck.net/

Autor: Leide Jacob

Sou produtora cultural, apaixonada por cinema, literatura, artes plásticas, cênicas e música. Mas gosto do silêncio, para me ouvir. E do barulho, vez em quando, para gritar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s